Prof. Dr. Hércules Tolêdo Corrêa

Prof. Dr. Hércules Tolêdo Corrêa

É Doutor em Educação (ou Ph. D.) – área Educação e Linguagem – pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2002); Mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela UFMG (1996); e graduado em Letras/Português pela UFMG (1989). Fez estágios científicos avançados de pós-doutoramento (Pós-Doc) na York Univeristy, em Toronto, no Canadá, no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018, e na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, no primeiro semestre de 2007. Atualmente é professor associado do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, área de Letramento, Alfabetização e novas tecnologias para a formação do professor, e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. É líder do Grupo de Pesquisa MULTIDICS – Multiletramentos e uso das TDIC na Educação. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Multiletramentos, Letramento Literário, Letramento Digital, Letramento Acadêmico, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa Científica em Educação e Letras, Iniciação à Pesquisa Linguística, dentre outras disciplinas, em cursos de Letras, Pedagogia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda (experiência de 19 anos no Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH), e Pedagogia, Ciência da Computação e Engenharia de Minas (esses últimos, atuando como professor de disciplinas de Ensino e Aprendizagem de Linguagem e Prática de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, na UFOP). Tem experiência de orientação de mestrado, de trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, nas mesmas áreas, além de diversas participações em bancas de mestrado e doutorado, na UFOP, UFMG, UFJF, UFV, UNESP e em outras instituições públicas de ensino superior. Tem livros e capítulos de livros publicados e organizados sobre leitura, leitura literária, psicolinguística e tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de linguagem, além de publicações em periódicos (revistas acadêmicas) e eventos nacionais e internacionais. Atuou como coordenador pedagógico do Pró-Letramento e do PNAIC-UFOP.

back to top