05 de novembro (Terça-Feira) Período Vespertino

13h30 às 15h30
Minicurso 1 – Oficina de Cordel e Contos
Número de participantes: 50 pessoas
Auditório Colégio de Aplicação
Ministrante:

Marco Aurélio

É escritor, professor e divulgador da literatura de cordel. Tem mais de 40 títulos publicados, a maior parte dedicada a este gênero que conheceu na infância. Vários de seus livros foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Como produtor cultural, é curador do projeto “Encontro com o cordel”. Em 2018, a convite do Institute for Heritage de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, participou do International Forum Narrator, representando o Brasil. Recebeu, desta mesma instituição, uma medalha de honra, por sua atuação como autor e divulgador das tradições populares.

16h às 18h
Minicurso 2 – A literatura na idade mídia: uma reflexão sobre a produção multissemiótica em sala de aula
Número de participantes: 80 pessoas
Auditório Colégio de Aplicação
Ministrantes:

Juliana Pádua Silva Medeiros

Membro dos grupos de pesquisas “Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens” (USP), “O discurso pedagógico de Paulo Freire: confluências” (UPM), e “Literatura Infantil e Juvenil” (GEPLIJ/UNIFESSPA), doutoranda em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre em Letras pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP), especialista em Literatura e Artes Visuais (UNIFEV) e graduada em Letras (FEF). Possui bastante experiência em literatura para infância e juventude e seus diálogos com as artes, as mídias e as tecnologias, bem como com ateliê de linguagens. Já atuou como resenhadora na Biblioteca Monteiro Lobato, arte-educadora nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (POIESIS) e docente no Ensino Superior. Na Educação Básica, lecionou por 16 anos em escolas públicas e privadas, onde também coordenou projetos de investigação e orientou monografias nos seguintes eixos: artemídia, intersemioticidade, leitura de imagens, literatura comparada, produção midiática, transmidiação, entre outros. Em São Paulo, trabalhou nos Colégios São Domingos e Elvira Brandão, referências em educação. Coautora de 13 livros teóricos, atualmente, Juliana Pádua é formadora de professores, consultora em literatura para infância e publisher do coletivo de criação literária Gafanhoto Verde-Sol.

Mariana Amargós

Graduada em Artes Cênicas pela UEL e pós-graduada pela Facon/SP, polo A Casa Tombada, em “Livro para infância”. Atua no mercado livreiro, onde, entre outras funções, analisa e seleciona as obras literárias para crianças e jovens. Atualmente, é jurada da Revista Crescer, na qual colabora para a escolha dos 30 melhores livros infantis do ano, premiação consagrada pelo público e pelo mercado editorial brasileiro. Além de mãe, atriz, livreira, curadora de livros, mediadora de leitura e membro do coletivo de criação literária Gafanhoto Verde-Sol, Mariana Amargós é autora do zine “Sororidade” que, em parceria com Juliana Pádua, explora a força da união feminina a partir da técnica do pontilhismo.

06 de novembro (Quarta-Feira) Período Matutino

8h30 às 10h
Minicurso 3 – Citações literárias LGBTIQ CANCELADO

Infelizmente Sebastian não estará conosco por conta da grave crise que se instalou no Chile nos últimos dias. Enquanto comissão organizadora nos solidarizamos com os acontecimentos naquele país.

Número de participantes: 20 pessoas
Sala Hassis – Bloco A CCE
Ministrante:

Sebástian Santander Lazo

Chileno, bibliotecário documentalista, mediador de leitura com experiência em gestão de iniciativas de promoção do livro e de leitura. Tem diversas experiências na gestão bibliotecária e cultural de iniciativas tanto de promoção de bibliotecas, a leitura e o livro; e programas culturais de impacto social. Participa de projetos do Plano Nacional de Leitura do Chile, como Diálogos em Movimento e Formação em Salas de Leitura.

8h30 às 10h
Minicurso 4 – Eu sou o que vejo: um olhar mais atento sobre a literatura infantil com temática étnico-racial
Número de participantes: 35 pessoas
Sala Drummond – Bloco A CCE
Ministrante:

Cristiane Veloso

É doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de   Juiz de Fora onde pesquisa literatura afro-brasileira desde o Mestrado. Atualmente tem se dedicado à Literatura infantil com temática étnico-racial.  É professora do ensino fundamental da Rede Municipal de Juiz de Fora onde trabalha com letramento e alfabetização.

10h30 às 12h
Minicurso 5 – A criança e a escrita
Número de participantes: 15 pessoas
Sala Hassis – Bloco A CCE
Ministrante:

Demétrio Panarotto

Nasceu em Chapecó-SC, em 1969. É doutor em Literatura (UFSC) e professor universitário (UNISUL). Músico, poeta, escritor e idealizador do programa Quinta Maldita (na webrádio Desterro Cultural).  Publicou: “Borboletas e Abacates” [Argos, 2000]; “Mas é isso, um acontecimento” [Editora da Casa, 2008, poemas]; “15’39”” [Editora da Casa, Alpendre, 2010, poemas]; “Qual Sertão, Euclides da Cunha e Tom Zé” [Lumme Editor, Móbile, 2009, livro/ensaio]; “Crônica para um defunto” [dengo-dengo cartoneiro, 2013, poemas]; “O assassinato seguido de La bodeguita” [Butecanis Editora Cabocla, 2014, contos]; “Poema da Maria 3D”[Coleção Formas Breves, e-galáxia, 2015, e-book, conto]; “Ares-Condicionados” [Nave Editora, 2015, contos]; “A de Antônia” [Miríade, ” 2016, infantil]; “No Puteiro” [Butecanis Editora Cabocla, 2016, poemas]; ‘Café com Boceta'[Butecanis Editora Cabocla, 2017, poemas]; ‘Blasfêmia ‘[Butecanis Editora Cabocla, 2018, poemas]; “18 Versos para o funeral de Demétrio Panarotto” [Papel do Mato Oficina Tipográfica,2018, poemas], “Tratamento da Imagem” [Patifaria, 2018, conto]; “Arquipélago”[Patifaria, 2018, infantil], “Lotação” [Medusa, 2018]. Responsável, ainda, pela Organização de: Livres Somos Versos, em parceria com Arlyse Ditter [ACB, 2018, poemas] e Cartaze, em parceria com Arlyse Ditter [ACB, 2019, poemas]; mais alguns discos e alguns filmes. Reside em Florianópolis-SC.

10h30 às 12h
Minicurso 6 – A literatura infantil, o livro e a transformação da escola em um ambiente leitor: ideias, estratégias e possibilidades
Número de participantes: 80 pessoas
Auditório do NDI
Ministrante:

Anderson Novello

Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharel em Artes Cênicas, Especialista em Ensino de Arte e Licenciado em Letras. Ministra palestras, treinamentos, capacitações, oficinas e cursos por todo o Brasil. Autor dos livros de Literatura Infantil “A bruxa do batom borrado”, “O pintinho ruivo de raiva” e “Filomenos, o cabrito aflito”. Autor do livro de crônicas para jovens e adultos intitulado “Anacrônicas e quase inventadas”. Membro vitalício da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo, onde ocupa a cadeira número 139.

06 de novembro (Quarta-Feira) Período Vespertino

13h30 às 15h30
Minicurso 7 – Contos de fadas: raízes mitológicas e frutos contemporâneos
Número de participantes: 80 participantes
Auditório do NDI
Ministrante:

Lígia Regina Máximo Cavalari Menna

Doutora em Letras na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesapela Universidade de São Paulo(USP). Mestrado na mesma área. Pós-doutorado em andamento, sob supervisão da professora Maria Zilda da Cunha, sob o título“Releituras do maravilhoso: A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, suas figurações e múltiplos diálogos.” É docente e coordenadora auxiliar do Curso de Letras da Universidade Paulista (UNIP). Docente e coordenadora do Curso de Pós Lato-Sensu :Língua Portuguesa e Literatura no contexto escolar (UNIPinterativa). Autora dos livros: A carnavalização na literatura Infanti l(Giostri, 2017) eA literatura infantil além do livro (Bonecker, 2019). Coautora da coleção didática para Ensino Fundamental II, intitulada: Português: uma língua brasileira, juntamente com Regina Figueiredo,(Leya, 2014). Participa dos Grupos de Pesquisa (CNPQ/CAPES): “Encontros interculturaisna EAD: Narrativas de Vida dos diferentes brasis”, e “Produções literárias e culturais para crianças e jovens”(FFLCH/USP).

16h às 18h
Minicurso 8 – Leitura e Ensino de poesia infanto-juvenil: Recursos e estratégias para a formação poética
Número de participantes: 80 pessoas
Auditório do NDI
Ministrante:

Antônio Cézar Brito

Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília, tem especialização em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas e Graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Atualmente é Professor na Faculdade Projeção e Especialista em Assistência Social – Educador Social na Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda – SEDEST/DF. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, em Literatura Brasileira e Literatura Infanto-Juvenil, atua principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infanto-juvenil, contação de histórias, contação de histórias – literatura e alfabetização.

back to top